A maioria dos maiores vilões dos quadrinhos surgiu devido uma série de ideias interessantes e fascinantes do mundo real. Alguns personagens (como Blob ou o Apocalypse) simplesmente brotaram das mentes de seus criadores, desenhados sem nenhuma ligação com o mundo real. Outros (como Loki e Hercules) são fáceis de perceber a conexão com a mitologia antiga. Mas ainda assim, há aqueles cujo a origem não é tão óbvia, e esses são os que escolhemos abordar nessa postagem.
Todos os citados abaixo passaram por uma pesquisa onde consideramos citações dos próprios criadores dos personagens para validar o fato.
- O Coringa
Primeira aparição: Abril 1940
Inspiração: Gwynplaine em 'O Homem que Ri'
O crédito para a criação de um dos mais antigos e mais mortais inimigos do Batman tem sido defendido por décadas. The Man Who Laughs (O Homem Que Ri) é um filme mudo norte-americano de 1928 dirigido pelo cineasta expressionista alemão Paul Leni. O roteiro adapta o romance de Victor Hugo com o mesmo nome e apresenta o ator Conrad Veidt como Gwynplaine. O filme é conhecido pela assustadora caracterização do personagem principal que apresenta na face uma desfiguração que o faz parecer com um sorriso perene e que muitas vezes leva o filme a ser classificado como do gênero terror quando na verdade é um melodrama.