terça-feira, 6 de maio de 2014

Erros nos games que mudaram pra melhor

No mundo dos games, sempre podem acontecer falhas e erros. Mas poucas conseguem mudar positivamente algum resultado final.
De fato, nos games, os erros são bastante comuns, sendo que alguns deles até acabam por transformar os games para melhor, dando capacidades que antes não haviam sido planeadas pelos desenvolvedores, mas que acabam por correr bem.

Tendo em conta essa perspectiva, selecionamos 4 erros acidentais no desenvolvimento de jogos que acabaram de alguma forma a transformar para sempre os games, mudando completamente a experiência de jogo.


LARA CROFT

Os gráficos e jogabilidade sempre foram menções neste jogo, mas o que poucos sabem é que outro, digamos, atrativo do game é o corpo da personagem Lara Croft.



Os seus notáveis seios foram resultado de uma brincadeira do designer Toby Gard, responsável pelo desenho da personagem.

Ao aumentar em 150% as dimensões, ouviu de seus colegas de trabalho que deveria deixá-los assim. E foi iss mesmo que fez. E é notável que uma boa percentagem das vendas do game (e até mesmo a criação de um filme) se deve a esse fator interessante.




GRAND THEFT AUTO

Antes de se tornar no sucesso que hoje é, o GTA, na sua fase de criação e testes, era um simples jogo de corrida e batidas divertidas com o nome de Race and Chase.



Os jogadores que o testavam acharam o jogo muito chato, mas depararam-se com uma falha que permitia aos polícias ficarem agressivos sem motivo aparente.

Em vez de obrigar a para o carro, ele batia até que o carro saísse da estrada (aparentemente a inteligência artificial do jogo pretendia conduzir o jogador e não bater). Assim descobriram as possibilidades de realizar diversas batidas e os criadores decidiram manter isso e mudar o objetivo do jogo.


SPACE INVADERS

Quando o seu criador, Tomohiro Nishikado, desenvolveu o Space Invaders, em 1978, ele pensou em naves e aliens que mantivessem uma velocidade constante, sem muitas emoções.



Mas ao necessitar criar um hardware que comportasse os gráficos do seu jogo (os famosos arcade), ele constatou que conforme ia matando mais alienígenas o jogo ficava mais rápido.

E foi assim que a verdadeira essência e diversão do jogo surgiu, sendo o primeiro game a trazer essa ideia: quanto mais você progredir, mais difícil os níveis ficam.


STREET FIGHTER

Ao desenvolver Street Fighter II, o produtor Noritaka Funamizu percebeu que uma falha permitia que o jogador realizasse socos duplos num mesmo golpe.



A descoberta foi feita durante o teste da fase bónus onde um carro deveria ser destruído. O produtor achou perfeita a possibilidade de criar combos de golpes tornando a luta mais emocionante, sem a necessidade de um jogador esperar pela resposta do outro.

via [info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM SPAM!

Poderá gostar também de: