segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vírus que entraram pra historia

O pior vírus é aquele que infecta o nosso próprio computador, né? Infelizmente, milhões de nós já passaram por essa infelicidade, que resulta em horas – e às vezes dias – de limpeza, restauração e recuperação da tecnologia.

Hoje, há diversas opções de antivírus que são projetadas para atacar alvos específicos, como os vírus desenvolvidos para roubar contas bancárias.



Antes de 2005, todos os vírus tinham o mesmo objetivo: danos sobre os discos rígidos, corrompendo arquivos, acabando com empresas e trazendo muita dor de cabeça as vítimas. Nessa época, a segurança de computadores se transformou em um grande negócio, e também foram criados alguns dos vírus mais famosos de todos os tempos. Confira os 10 piores:

1 – Stoned

Eis o início do problema: antes mesmo da era do www, os primeiros vírus de computador se espalhavam através de disquetes. Um dos primeiros surgiu em 1987 e era conhecido como Stoned. Os usuários infectados recebiam a seguinte mensagem na tela: “Seu computador está agora apedrejado”.
Diversos variantes do vírus foram criados, dando início à prática dos hackers de atualizarem o código de um vírus existente para criar mais infecções.




2 – Jerusalém

No final de 1987, o vírus Jerusalém começou a se espalhar. Esse vírus foi muito mais destrutivo do que o Stoned, pois infectava arquivos dos tipos .exe e .com.

Como o vírus era lançado sempre nas sextas-feira 13, a propagação era lenta comparada ao Stoned. Mesmo assim, o Jerusalém teria destruído dezenas de milhares de programas dos usuários infectados.

3 – Morris Worm

Em novembro de 1988 surgiu o primeiro “worm”, um programa que se espalha independentemente, sem a intervenção humana, infectando redes públicas. Na época, estima-se que o vírus infectou cerca de 10% dos computadores conectados à internet, que estava ainda em seus primórdios.

O criador, Robert Tappan Morris, filho de um famoso cientista da computação, tornou-se a primeira pessoa condenada sob Fraude Informática e Lei de Abuso.

4 – Concept

Os anos 90 viram o desenvolvimento de uma série de novos “bugs” (que causam erros e defeitos), incluindo os chamados vírus polimórficos, que poderiam mudar de forma a cada nova infecção, tornando difícil para o antivírus detectar a presença da ameaça.

Em 1995, o vírus Concept inovou ao ser o primeiro a infectar documentos do Microsoft Word. Usuários que compartilhavam documentos infectados via email ajudaram a tornar o vírus um dos mais rápidos a se disseminarem na época.

5 – Melissa

Melissa apareceu em meados de 1999 e foi o primeiro vírus projetado para se espalhar de computador para computador, sem depender da ação dos usuários. Para cada PC infectado por email, o vírus identificava outros 50 usuários da lista de contatos da vítima.

O aumento do tráfego de email forçou empresas como a Intel e a Microsoft a desligarem temporariamente seus servidores de email até que o vírus fosse eliminado.

6 – Love Bug

O Love Bug é considerado um dos vírus mais destrutivos que já existiram: ele infectou mais de 50 milhões de computadores em apenas nove dias. Ele funcionava como o Melissa, usando o e-mail para agir e se espalhar para contatos do destinatário.
Uma suposta carta de amor de um admirador secreto era enviada por e-mail. Quando a vítima abria, o script anexado excluía arquivos pessoais e mudava a página inicial do Internet Explorer, desencadeando uma montanha de lixo eletrônico. Várias instalações militares desligaram suas redes até que o vírus fosse eliminado.

7 – Anna Kournikova

Não era preciso ser fã de tênis para se tornar uma vítima desse vírus, que circulou na internet em 2001. Ele inaugurou o que se tornou uma tática comum: o vírus Kournikova atraia os destinatários prometendo uma imagem anexada da tenista escultural. Não havia nenhuma imagem por trás da mensagem – apenas um obcecado jovem programador da Holanda, que rapidamente se entregou às autoridades.

8 – Code Red

Em 2001, os pesquisadores de antivírus se frustraram com um novo worm, chamado de Code Red. O vírus atacou servidores da Microsoft e infectou mais de 350 mil computadores. Foi difícil eliminar o Code Red, que era capaz de infectar sistemas que tinham acabado de ser limpos.

9 – Nimda

Nimda não foi somente um vírus (uma alteração em programas ou arquivos), mas também um worm e um cavalo de Tróia (programa que finge ser benigno). Ele apareceu em 18 de setembro de 2001, levando a imprensa a ligar o vírus com o grupo Al Qaeda. Embora as estimativas variem, é relatado que o Nimda tenha causado prejuízos de milhares de milhões de dólares.

10 – Netsky e Sasser

Com tantos vírus interferindo um no outro na época, os worms Netsky e Sasser se destacaram ao tentar limpar outros worms no PC da vítima, antes de instalarem-se. O Sasser chamou a atenção por ter entrado no sistema de comunicação por satélite da agência de notícias francesa France-Presse, e pelos problemas causados à companhia Delta Air Lines, fazendo com que alguns voos fossem cancelados. Os dois vírus foram rastreados. O criador foi um estudante de ciência da computação alemão.


Hoje em dia(na minha opinião) posso citar que o Baidu, Hao123 e YAC tão dando muitas dores de cabeça, mas não chega aos pés desses da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM SPAM!

Poderá gostar também de: