Postagem em destaque

O Surgimento de um novo REINO!

Saudações! Visite: reinoalternativo.com Venho comunicar ao nosso povo que o Reino Alternativo esta abrindo seus portões e descendo sua...

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Origem dos verdadeiros JEDI [curiosidads]

nerdingow geek jedi

Se você é um fã de cinema, talvez conheça parte desta história, mas se não for, este vídeo é um resumo de como filmes americanos influenciaram os samurais de Akira Kurosawa, e como estes influenciaram o velho-oeste galáctico que chamamos de Star Wars.

Na década de 1940, Akira Kurosawa se torna diretor, mas ainda não conseguia fazer os filmes que queria. Ele era bastante inspirado por filmes americanos, mas o Japão estava em guerra com os EUA, e os roteiros de Kurosawa eram muito velho-oeste.

Quando o Japão perde a segunda guerra mundial em 1945, os EUA ocupam o país e proíbem 31 temas – entre eles, filmes de samurai. Alguns anos depois, os EUA deixam o Japão, permitindo uma era de ouro no cinema nipônico.

É quando surgem os famosos Kenji Mizoguchi, Yasujirō Ozu e o próprio Kurosawa. Seus filmes se dividiam em dois gêneros: gendai-geki, que são contemporâneos; e jidai-geki, que acontecem no passado (período Edo).



Japão para o mundo

Após a guerra, o primeiro jidai-geki de Kurosawa é Rashomon (1950), uma de suas obras-primas. O filme traz uma história contada por diferentes pessoas, mas cada versão tem contradições e detalhes irreconciliáveis – isso mostra como é difícil saber a verdade quando há diferentes pontos de vista.

Infelizmente, o público japonês não se interessou muito, nem estúdios americanos. Mas uma professora italiana descobriu o filme, ele concorreu no festival de Veneza e ganhou. Assim cresceu o interesse do mundo por filmes japoneses.

George Lucas e Kurosawa

Enquanto isso, uma Hollywood pós-era de ouro reusa as mesmas ideias e, após algumas décadas, sente uma necessidade de se reinventar. Isso coincide com a carreira de George Lucas. E ele se apaixona por Kurosawa, já que seus filmes são baseados em velho-oeste, gênero que Lucas estava descobrindo. Daí ele propõe a “ópera espacial” que viemos a conhecer como Star Wars.

As influências do diretor japonês são bem fortes, e respondem à pergunta do título: os samurais de Guerra nas Estrelas são chamados de Jedi por causa do gênero jidai-geki.

O roteiro do primeiro filme é inspirado em A Fortaleza Escondida (1958), também de Kurosawa, que conta a história de dois camponeses que ajudam uma princesa medieval e um mentor samurai a escapar de forças imperiais inimigas.

E há diversas outras influências:
  • os sabres de luz são como as espadas dos samurai;
  • os dois camponeses de A Fortaleza Escondida inspiram R2-D2 e C-3PO;
  • Darth Vader e os Stormtroopers são inspirados nas armaduras de samurai;
  • Yoda é baseado em Kambei Shimada, o sábio que cria um grupo de guerreiros no filmeOs Sete Samurais (1954);
  • uma cena é quase copiada, quadro por quadro, do filme Yojimbo, o guarda-costas(1961).
Poderá gostar também de: